24

AGO

Fórum de Negócios Moçambique-Áustria

Entre a China e os Países de Língua Portuguesa

Maputo, 24 a 27 de Agosto de 2015

Centro de Conferências Joaquim Chissano


Pelo admin
 
O encontro de empresários para a Cooperação Económica e comercial entre a China e os Países de Língua portuguesa – PLP’s é uma acção que tem lugar anualmente e de forma rotativa entre os países que integram o Fórum...

1. Descrição sobre o Encontro de Empresários

O encontro de empresários para a Cooperação Económica e comercial entre a China e os Países de Língua portuguesa – PLP’s é uma acção que tem lugar anualmente e de forma rotativa entre os países que integram o Fórum, consta do Plano de Acção para a Cooperação Económica e comercial assinado pelos Ministros do Comércio dos Países Intervenientes e também do Protocolo de Cooperação entre os organismos de Promoção Comercial/Câmaras de Comércio.

O Plano de Acção bem como o Protocolo de Cooperação acima referenciados foram concluídos em Outubro de 2003.

Este encontro constitui o décimo após a sua constituição e é o segundo a ocorrer no país, Maputo, tendo o primeiro tido lugar em 2007.

O fórum é uma organização de iniciativa oficial sem carácter político, que tem como tema chave, a cooperação e o desenvolvimento económico e visa reforçar a cooperação e o intercâmbio económico entre a China e os países de Língua Portuguesa, dinamizar o papel de Macau como plataforma de ligação a esses países e promover o desenvolvimento dos laços entre a República da China, Macau e os Países de Língua Portuguesa.

O Fórum foi constituído em Outubro de 2003 no Macau, por iniciativa do Governo da China, dado o seu desenvolvimento e pelo facto dos PLP’s espalhados por quatro continentes, não só possuirem grandes reservas de recursos naturais inexplorados como também constituirem mercado de consumo com mais de 200 milhões de pessoas. Pela posição geográfica privilegiada, apresentam uma maior complementariedade para o desenvolvimento económico da República da China.

São membros do Fórum, os seguintes países: China, Macau, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor leste.

Os encontros do Fórum, são liderados pelos Ministros do Comércio dos países membros, enquanto que os encontros empresariais são-no pelas organizações de promoção de exportações, a saber:

  • Câmara do Comércio e Indústria de Angola (CCIA)
• Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX)
• Agência Cabo-Verdiana de Promoção de Investimento e Exportações (CI)
• Conselho de Promoção Internacional da China (CCPIT)
• Direcção de Promoção de Investimento Privado da Guiné-Bissau (DPIP)
• Instituto de Promoção do comércio e Investimento de Macau (IPIM)
• Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX) e
• AICEP Portugal
 


Leave a Comment
 

53 anos de história,
FACIM 2017.

 

Selecione o idioma/ Select the language

Idiomas/ Languages